sexta-feira, 15 de julho de 2016

Livro Escolhido

O Idiota - Fiódor Dostoiévski


Editora 34
Tradução de Paulo Bezerra
Ilustrações de Oswaldo Goeldi

688 p. - 16 x 23 cm
ISBN 978-85-7326-255-1
2002 - 1ª edição, 2010 - 3ª edição, 2015 - 4ª edição 
Edição conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Prêmio APCA 2002 de Melhor Tradução

Escrito em meio a crises de epilepsia, perturbações nervosas, viagens - e sob a pressão de severas dívidas de jogo-, O idiota é um desses livros em que o leitor reconhece de imediato a marca do gênio. Nele, Dostoiévski constrói um dos personagens mais impressionantes de toda a literatura mundial - o humanista e epilético príncipe Míchkin, mescla de Cristo e Dom Quixote, cuja compaixão sem limites vai se chocar com o desregramento mundano de Rogójin e a beleza enlouquecedora de Nastácia Filíppovna. Entre os três se agita uma galeria de personagens de extrema complexidade, impulsionados pelos sentimentos mais contraditórios - do amor desinteressado à canalhice despudorada -, conferindo a cada cena uma intensidade alucinante que nunca se dissipa nem perde o foco. A tradução de Paulo Bezerra, a primeira realizada diretamente do russo em nosso país, traz para o leitor brasileiro toda a força da narrativa original.

Sobre o autor
Fiódor Mikháilovitch Dostoiévski nasceu em Moscou a 30 de outubro de 1821, e estreou na literatura com Gente pobre, em 1844. Após ser preso e condenado à morte pelo regime czarista em 1849, teve sua pena comutada para quatro anos de trabalhos forçados na Sibéria, experiência retratada em Recordações da casa dos mortos (1861). Após esse período, escreve uma sequência de grandes romances, como Crime e castigo e O idiota, culminando com a publicação de Os irmãos Karamazov em 1880. Reconhecido como um dos maiores autores de todos os tempos, Dostoiévski morreu em São Petersburgo, a 28 de janeiro de 1881.


Sobre o tradutor
Paulo Bezerra estudou língua e literatura russa na Universidade Lomonóssov, em Moscou, e foi professor de teoria da literatura na UERJ e de língua e literatura russa na USP. Livre-docente em Letras, leciona atualmente na Universidade Federal Fluminense. Já verteu diretamente do russo mais de quarenta obras nos campos da filosofia, psicologia, teoria literária e ficção, destacando-se suas premiadas traduções de Crime e castigoO idiotaOs demônios e Os irmãos Karamazov, de Dostoiévski. Em 2012 recebeu do governo da Rússia a Medalha Púchkin, por sua contribuição na divulgação da cultura russa no exterior.


Editora Martin Claret


Autor:

 Fiódor Dostoiévski

ISBN:

 978-85-7232-892-0

Tradutor:

 José Geraldo Vieira

Paginas:

 774

Formato:

 18 x 11,5 cm

Um dos mais cultuados romances de Dostoiévski, O idiota narra a história do humanista e epilético Príncipe Míchkin, uma mistura de Cristo e Dom Quixote. A relação entre Míchkin, o mundano Rogójin e a bela Nastácia Filíppovna revelará ao leitor como em um mundo obcecado por dinheiro e poder, o sanatório parece ser o único lugar para um santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário